Karatê é uma arte marcial japonesa que se desenvolveu a partir da arte marcial autóctone de Oquinaua sob influência do chuan fa chinêse dos koryu japoneses (modalidades tradicionais de luta), incorporando aspectos das disciplinas guerreiras, ou bud?.

A influência do chinesa foi maior num primeiro estádio de desenvolvimento, cambiando um paradigma primitivo de simples luta com agarrões e projeções para um com mais ênfase nos golpes traumáticos, e se fez sentir nas técnicas dos estilos mais fluidos e pragmáticos da China meridional.

Depois, por causa de alterações da cércea geo-política, sobreveio a predominância das disciplinas de combate do Japão e nesse período o paradigma tende a simplificar ainda mais os movimentos, tornando-os mais directos com o renunciando àquilo que não seria útil ou que fosse mero floreio.

O repertório técnico da arte marcial abrange principalmente golpes contundentes — atemi waza —, como pontapés, socos, joelhadas, bofetadas etc., executadas com as mãos desarmadas. Todavia, técnicas de projeção, imobilização e bloqueios — nage waza, katame waza, uke waza — também são ensinados, com maior ou menor ênfase dependendo do onde ou qual estilo/escola se aprende.

BENEFÍCIOS:

A modalidade de luta Karatê tem como objetivo trabalhar a coordenação motora, disciplina, confiança, e autoestima. É uma modalidade esportiva completa que trabalha força, controle, individualismo e o respeito com os companheiros.

O Karatê é dividido em cinco partes: Alongamento, aquecimento, kihon, kata e lutas, a aula tem duração de uma hora.

O kimono só é necessário depois de três meses que estiver fazendo aula, para o inicio só é necessário o uso de calça de moletom ou bermuda.

O Karatê praticado aqui no clube é o estilo shotokan. Um dos estilos mais praticados no estado de São Paulo.

karatê
Dia da semana Horário Categoria
Sábado –  Sede de Campo 14h às 15h30 6 + (Weslen)